• Domingo, 28 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Efeitos do El Niño já são sentidos


Sexta-feira, 5 de maio de 2023 - 12h00

Foto: Unsplash


As temperaturas mínimas têm mostrado anomalias positivas, ou seja, estão maiores em maio/23.


Nos três primeiros dias de maio, os volumes de chuvas não ultrapassaram os 25 milímetros na maior parte do país. Rio Grande do Sul, Paraná, Mato Grosso do Sul, Amazonas, Pará, Amapá, Tocantins, Maranhão, Piauí, Bahia, Rondônia e Goiás tiveram chuvas atingindo até 100 milímetros em partes de seus territórios. Veja na figura 1.


As probabilidades de ocorrência de El Niño aumentaram para os próximos trimestres, de acordo com as previsões do IRI. Com isso, até o início de 2024, devemos ver grande influência do fenômeno, sempre acima de 70% de probabilidade de ocorrência a partir do trimestre maio-junho-julho. Veja na figura 2.


Sob tal influência, as temperaturas mínimas têm ficado acima do normal para maio, em até 5°C, principalmente em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e toda a região Sul do país. A ocorrência de geadas deve ser mínima, ou nula, este ano.


De 4 a 12 de maio, as chuvas deverão ser mais expressivas no Rio Grande do Sul, entre 50 e 200 milímetros. Acre, Amazonas, Roraima e Oeste do Pará deverão ter volumes de precipitação entre 50 e 90 milímetros. No restante do país, as chuvas não deverão ultrapassar os 50 milímetros, ou não deverá chover. Veja na figura 3.


Figura 1.
Precipitação acumulada em maio/23 (até dia 3), em milímetros.

Fonte: INPE/CPTEC


Figura 2.
Probabilidade de ocorrência (%) de fenômenos climáticos, por trimestre.

Fonte: IRI


Figura 3.
Previsão de precipitação entre 4 e 12 de maio, em milímetros.

Fonte: COLA



Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja